Em um primeiro momento, podemos analisar superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver informação. Os motivos são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o uso de óculos ,como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando tratamento psicologico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.
Ao se fazer referência à s dificuldades de aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao próprio sistema educacional e à s influências ambientais que funcionam como contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivÃduo que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares, 1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).
As escolas ou qualquer outra instituição de ensino tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que é um problema do proprio aluno. Hoje com os avanços da Psicologia da Educação, sabemos que o Ambiente tem muita importancia. Grande parte das escolas tendem a ignorar o problema, colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho, encaminhando o para psicologos que acabam não achando nada errado. Quando se faz uma caracterização do Ambiente, entendemos claramente os motivos dos problemas de aprendizagem que a instituição atribuiu unicamente ao aluno.
Ao constatar individuos com problemas de aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse individuo esta inserido. Ele tem todos os materiais apropriados para aprender ? Essa pessoa possui algum problema emocional ou organico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas ? Sera que esse ambiente é favoravel ao aprendizado?
Enfim, existem inumeras questões antes de colocarmos a culpa no aluno. Analisando grande parte dos casos que chegam aos consultorios dos psicologos, entendemos que grande parte do problema esta no ambiente e não no individuo. Existem formas de ensino que são mais eficientes para transmitir conhecimento. Uma dessas propostas é a Abordagem Comportamental.
O importante é que você o resolva e alcance todos os seus objetivos.
Por : Marcelo C. Souza
9 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
oi!! meu nome é Rochele é estou tendo muitos problemas na faculdade, pois só consigo fazer os trabalhos com a ajuda dos colegas. Sei que tenho um raciocinio mais lento. Minha profº diz que tenha que procurar ajuda com um psicicologo, quero saber qual meu problema!!quais os resultados mais rápidos a seguir!!obrigada Rochele
Ola Rochele
É muito dificil dizer a priori qual é o problema, pois não se tem informações suficientes tanto da sua história de aprendizagem como da instituição que você estuda.
Pelo visto, o problema existe e está suficientemente forte para incomodar. Aconselho procurar um psicólogo para conversar sobre essas questões que podem ser especialmente angustiantes.
As abordagens de terapia Comportamental tem mostrado resultados muito bons.
Caso esteja em São Paulo e quiser uma orientação mais detalhada e direta, pode mandar um email para um dos membros da Equipe ( sessão equipe ). Todos são profissionais experientes e competentes.
Fico a disposição
Marcelo C. Souza ( marcelocds11@gmail.com )
abs
No proximo ano lectivo entrarei para faculidade, gostaria de fazer o curso de psicologia. A minha duvida é a seguinte: trabalho numa empresa do ramo de navegação no sector administrativo. qual será o meu contribuito para a empresa face ao curso que irei seguir.
Ótimo texto. Realmente as condições ambientais (conforto, disposição de materiais e motivação dos professores, p. ex.) são importantes para que o ensino seja efetuado adequadamente. Por outro lado, os potenciais cognitivos (capacidades de aprendizagem, raciocÃnio e resolução de problemas) da própria pessoa também precisam ser levados em consideração. Mas concordo que comumente esse não seja o maior problema.
Talvez, e embora eu não seja AC, problemas em termos de contingências reforçadoras estejam envolvidos. Por exemplo, falta de reconhecimento por parte de pais, colegas e professores em função do esforço e desempenho do aluno; falta de aplicabilidade imediata do conhecimento que está sendo ensinado (“Por que preciso aprender álgebra, professora?”) e; forma como o conhecimento está sendo ensinado.
Espero ter contribuÃdo. Um abraço.
sempre tive dificuldades na escola tinha professores que me ajudavam ate a 8 serie, quando passei para o ensino medio tive muita dificuldade de aprendizado passei no 1º ano mas devendo diciplimas como ingles, matematica ,fisica e quimica entrei no 2º ano e acabei repedindo começei o 2º denovo a noite mas continuei tendo dificuldades e acabei abandonando no meio do ano. quero voltar a estudar para terminar o ensino medio em um supletivo e fazer faculdade mas tenho receio de nao conseguir aprender nada.qual ajuda de eu devo procurar.por favor me ajudem
TENHO 48 (QUARENTA E OITO ANOS) E DIREPENTE PAREI DE APRENDER LEIO UM LIVRO E É COMO SE NÃO TIVESSE LIDO NADA O QUE ESTà OCORRENDO COMIGO? ATUALMENTE TENHO LIDO LIVROS ARESPEITO DE PNL (PROGRAMAÇÃO NEURO-LINGUISTICA) E NÃO TENHO MELHORADO O QUE FAZER????????????
o que está ocorrendo que nimguem se qualificou para responder as minhas indagações a respeito de falta de aprendizado:JOÃO CARLOS NOBRE PINHO, OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu não consigo decorar nada até telefone de casa muito deficil eu presciso de muito tempo pra decorar alguma coisa e esqueço de tudo estou tomando remédio e vou pro psiquiatra não estou gostando nada disso
eu só queria ser que nem os outros mas esperta é tão ruim quando ficam falando mas de uma vez e repetindo repetindo e repetindo como se eu nunca decorasse nada me sinto incapaz burra
eu não consigo ler corretamente tenho um problema de trocar letras e não decoro nada minha cabeça pensa uma coisa e eu falo outra sempre esqueço de tudo. o que fazer?