Dentro de uma abordagem AnalÃtico-comportamental , o reforçamento positivo está presente em muitas técnicas e sem duvida é um principio importante para a mudança comportamental.
Entender o conceito e a aplicação é fundamental para o analista do comportamento articular as sessões para que classes de respostas alvo sejam constantemente reforçadas afim de se mudar um comportamento problema, caso seja esse o objetivo.
O terapeuta deve no inicio ser um agente reforçador por si só, já que o cliente procura um terapeuta e o tem como alguém que detém um conhecimento que pode ajudá-lo e qualquer ato ou palavra que alivie o sofrimento já tem um papel reforçador para respostas de compromisso e maior aderência ao processo psicoterápico. Ainda podemos falar que esses processos aprofundam e melhoram a relação terapêutica que se está sendo estabelecida entre terapeuta e cliente.
Ao lidar com o reforço positivo são necessários cuidados, é preciso estabelecer um criterioso levantamento de dados e fazer uma boa análise funcional para definir a princÃpio qual é o melhor esquema de reforçamento para o caso do cliente dentro dos objetivos da terapia.
Alguns clientes funcionam sobre um esquema de contingência de reforço positivo muito infrequente. Isso significa que esse cliente tem uma tolerância a frustração muito grande. Sendo assim, acabam não sendo sensiveis a novas contingências reforçadoras e não operam no ambiente, pois já se acostumaram a suportar frustração e condições aversivas. Nesse caso mantem seu comportamento inalterado, mesmo que seu padrão de respostas produzam conseqüências aversivas.
Clientes que são expostos a contingências de total privação ou de privação moderada de fontes reforçadoras experimentam um intenso sentimento de culpa assim que os reforçadores são apresentados, isso acontece por possuÃrem repertórios modelados de uma extrema tolerância a frustração (Guilhardi, 2002, p. 136).
Contingências de reforçamento positivo escassas podem gerar sujeitos que não possuem repertórios comportamentais capazes de produzir reforçadores em ambiente natural intrinsecamente, precisando sempre de esquemas de reforço extrÃnseco sugerindo baixa auto-estima e dificuldades em relacionar-se em um ambiente social. Com isso pode-se dizer que o individuo sofre um impacto negativo em sua variabilidade comportamental e portanto vai ter dificuldades em buscar novas formas de reforçamento.
Segundo Horcones (1983), as palavras “extrinseco e intrinseco†referem-se apenas a origem das conseqüências. Se o cliente ao responder a estÃmulos discriminativos, obtém uma conseqüência reforçadora dizemos que o reforçamento é intrÃnseco e com isso se configura em uma resposta naturalmente reforçada.
Quando o responder do cliente é reforçado pelo ambiente através do terapeuta, dizemos que o reforço é extrÃnseco e arbitrário, já que foi possibilitado por outra fonte que não seja o próprio responder do sujeito. Em outras palavras, quando falamos de reforçamento positivo intrÃnseco, nos referimos ao uma relação entre resposta e conseqüência, em que a conseqüência é produto direto da resposta, ou seja, a conseqüência reforçadora é produto direto da resposta do próprio sujeito. Quando falamos de reforçamento positivo extrÃnseco, vamos nos referir a uma relação entre conseqüência e resposta, em que a conseqüência depende da própria resposta do individuo somado a outros eventos.
O reforçamento intermitente é mais eficaz que o CRF por facilitar a variabilidade comportamental, já que torna a sessão mais proxima ao ambiente natural onde é preciso operar no ambiente e algumas respostas vão ser reforçadas e outras não. O reforçamento de esquema intermitente mostra melhores resultados por que aumenta a tolerância a frustração e obriga o indivÃduo a continuar operando para receber o reforço que outrora era sempre apresentado. Isso é especialmente verdade quando falamos de comportamento social, onde algumas respostas são reforçadas e outras entram em extinção.
O reforçamento positivo é um processo que consiste em apresentar um estÃmulo conseqüente que aumente a probabilidade da emissão de respostas. Dentro do contexto clinico, é importante determinar respostas que devem ou não ser conseqüenciadas positivamente. Mas também é sabido que, como no caso da psicoterapia o reforço é obtido dentro do contexto clÃnico, pode ser que o mesmo reforço não seja produzido em ambiente natural. É necessário que o terapeuta também ajude o cliente a instrumentarlizar-se para obter esses reforços em seu ambiente fora do contexto clÃnico, podendo generalizar fontes reforçadoras obtidas através de um novo repertório comportamental que foi ou está sendo modelado em terapia.
A terapia seria falha se o cliente só conseguisse operar em um ambiente clÃnico e só fosse reforçado nesse ambiente, não levando novos repertórios para seu ambiente natural. O reforço extrÃnseco deve ser capaz de instalar novos repertórios comportamentais para que o reforço seja intrÃnseco ao comportamento do cliente. Nesse caso, acontecerá a generalização e conseqüentemente repertórios inadequados, não assertivos e agressivos vão ser extintos.
Em alguns casos o terapeuta sozinho não consegue modelar novos repertórios comportamentais apenas em um ambiente clÃnico. Para esses casos, o trabalho conjunto com o A.T. (Acompanhante Terapêutico) mostra resultados interessantes. O terapeuta como fonte reforçadora em ambiente clÃnico modelando novos repertórios comportamentais e o A.T. como fonte reforçadora externa ao contexto clÃnico, e em alguns casos mais graves, dando modelos de novos repertórios para que o cliente possa ver uma classe de respostas mais ampla e com isso passe a imitar o Acompanhante Terapeutico.
Se espera com esse trabalho em conjunto que a generalização de reforçadores seja facilitada contribuindo para a instalação permanente de novas classes de respostas mais adaptadas e novos repertórios comportamentais. Em um próximo texto discutirei um pouco mais o trabalho do Acompanhante Terapeuta ( A.T.).
Agradeço ao Rodrigo Nunes Xavier a importante contribuição na elaboração do presente texto.
Referencias :
Madi, M. B. B. P. (2004). Reforçamento positivo: princÃpio, aplicação e efeitos desejáveis. Em C.N. Abreu e H.J. Guilhardi (orgs.) Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental : práticas clÃnicas. Capitulo 2, 41-54. São Paulo : Roca.
Kohlemberg, R.J. e Tsai, M. (2001). Suportes teóricos da FAP. Em: Psicoterapia Funcional Analitica: Criando Relações Terapeuticas Intensas e Curativas. Santo André : ESETec. (pp.8-18).
Andery, M.A.P.A.; Sério, T.M. Consequências intrÃnsecas e extrÃnsecas. Em : C.E. Costa, J.C. Luzia, H. H. Nunes S´Antana(orgs.) Primeiros Passos em Analise do Comportamento e Cognição, Vol 2. Santo André : Esetec, 2004 (pp 43-48)
Por : Marcelo C. Souza
4 Responses
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Excelente texto!
Muito simples, objetivo e claro!
Continuem assim pois estão ajudando a psicólogos interessados em AC.
Muito obrigada!
Thais
Ola Thais.
Muito obrigado pelo elogio ao texto.
Ele é simples, direto e tenta utilizar uma linguagem acessivel, não deixando de lado o rigor que a abordagem exige.
Ficamos muito felizes com o seu feedback.
Continue nos visitando ok ?
Um abraço
Marcelo
Gostei do texto. Esclareceu várias das minhas dúvidas. Mais claro que aquilo?…
Obrigadão!!!
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Texto ótimo 🙂