Nessa série de textos, já discuti as importantes habilidades de se comunicar e de ouvir. Um bom psicólogo deve também ter conhecimento teórico. A teoria é o primeiro passo para uma prática bem sucedida, é com base nela que o profissional inicia seu trabalho de avaliação e intervenção. Mas, o que é preciso conhecer?
Toda abordagem psicológica tem, basicamente, os mesmos elementos: uma concepção filosófica do que é o homem, um corpo de hipóteses do porquê o homem é como é, teorias sobre como o homem e o mundo se relacionam, e técnicas de intervenção baseadas nos três elementos anteriores (esses elementos serão discutidos na série sobre “Como escolher uma abordagem”).
Um bom psicólogo deve conhecer detalhadamente cada uma dessas quatro caracterÃsticas de uma abordagem. Elas fornecem as ferramentas para a avaliação e intervenção psicológicas. Um psicólogo sem conhecimento teórico, ou que conhece pouco de cada teoria, dificilmente conseguirá avaliar seu cliente de maneira adequada, e terá dificuldades em plajenar uma intervenção eficiente.
Aplicar Psicologia não é aplicar senso comum. As teorias são resultado de décadas de pesquisa e reflexões sobre o comportamento humano e sobre como modificá-lo. É a partir delas que o psicólogo cria hipóteses e as verifica. Finalmente, as teorias constituem o conhecimento que o psicólogo tem disponÃvel sobre o ser humano; um conhecimento baseado ora em caracterÃsticas gerais das pessoas, ora em suas particularidades.
Depois de formado, quando lida com um caso inédito, um psicólogo muitas vezes não tem a quem recorrer senão a teoria. Deve saber buscar o material, interpretar as idéias e transformá-las em práticas a serem aplicadas. Felizmente, existe uma infinidade de materiais sobre diferentes psicopatologias e modos especÃficos de tratamento baseados em abordagens. O acesso a esses materiais é relativamente fácil.
Prova da importância do conhecimento teórico é a freqüente busca de profissionais recém formados por cursos de formação e especialização. Apesar de esses cursos serem importantes, é na graduação que existe a inestimável oportunidade de entrar em contato com a maior quantidade de teorias possÃveis. A melhor forma de desenvolver conhecimento teórico é estudando textos originais dos autores preferidos. Os professores podem ajudar nessa tarefa, indicando livros que são considerados clássicos e, principalmente, fornecendo ferramentas de como buscar literatura adequada.
—–
No último texto da série, vou discutir uma habilidade fundamental para um psicólogo: conhecer as pessoas. E, por conhecer as pessoas, estou me referindo ao que as pessoas desejam e precisam.
Robson Faggiani
16 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
Muito bom, porque muito simples e didático!
Continue assim!
Parabens!
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Muito bom, estou a gostar de ler estas habilidades necessarias para psicologos.
Boa!
ADOREI TUDO.PARABENS
iii sei nn faltou a postura de um psicologo ..
Psicologia é o ato de se lidar com o eu interior do ser humano. é muito bom ficar por dentrode cada sÃntaxe de como ser um bom Psicóçogo. quero ser uma.
adore, você não sabe como escrareceu muita coisa em minha cabeça.
agora mais do que nunca vou seguir esta profissão em minha vida, obrigado.
si es muy important para nosotros que estudiar psicologia muy obrigado
Bem eu ainda estou cursando o 3° ano e quero muito fazer psicologia.. porque sou fascinada por isso.. Seu texto foi de grande ajuda.. para uma futura psicologa.. *-*..
Estava a precisar mesmo de umas dicas.. Quero muito ser uma boa psicologa,porem tenho tido algumas dificuldades..
Adorei o texto é claro e objetivo.Começo agora o curso e quero ter sempre bons textos pra me ajudar.
É tão interessante existir artigos cientÃficos que debrucem acerca das habiliadades dos profissionais de Psicologia, em virtude de ser uma área delicada nova e acima de tudo que exige muita simpatia, empatia e escuta activa para prosseguir com a intervenção.
Para mim, acho que não é só ouvir alguém a contar um facto e se limitar em procurar ver a teoria a ser empregue, mas fazer a pessoa neste caso o paciente a fazer parte integrante do processo terapêutico.
Bom dia.
Constâncio Nhantumbo
Psicólogo Social e Organizacional
Olá para todos.
adorei o site,ótima a matéria!está de parabéns quem a elaborou.
beijos
fiquem com Deus. 😀
Olá, Meu nome é Victória tenho 15 e esse texto que acabei de lêr só fez eu querer mais mais seguir essa profisão,
show de bola,, aprend muito0o,, meus parabens!
ass:Michael Carvalho0
Olá Parabéns seus texto foi de muita ajuda Estou cursando o 3°- anos do ensino médio mais Pretendo cursar psicologia foi de grande ajuda seus textos
PARABENS ME AJUDARAN MUITO SUAS DICAS!!!
OBRIGADO!!!