Skip to content


Respostas às perguntas dos leitores – 2

Desculpem a ausência do site. Estive lidando com novidades no trabalho que me tomaram muito tempo. Não vai ser possível voltar integralmente a escrever, mas decidi vir responder a algumas perguntas dos leitores.

————-xx————-

Minha filha tem dificuldade na fala e linguagem , passou na neuropediatra mas fez apenas exames de sangue ,nada foi feito mais profundo ,faz fonodióloga e fez 2 sessoes com um psicóloga que inclusive disse estar preocupada com a Nicoli por ela não compreender e não se interressar pelo ambiente externo. Mas Ela é muito inteligente ,brinca sozinha, fala palavras aleatórias ,mas parece ter outro mundo, ela tem 4 anos e desde o 1 ano percebi algo diferente ,e acho estranho ela ter passado com tantos médicos e nenhum a não ser agora a psicóloga indentifique o autismo , nem na creche  conseguem intender o que ela fala ,somente palavras de ordem simples ,se quer agua ,fala  mãe- agua ,mae -mama vai direto no que quer e sempre aponta ,gosta de cantar aprender com facilidade letras de musicas e monta quebra cabeça, mas confunde cores e não fala nomes dos objetos somente alguns mais fáceis, se pergunta apontando para o fogão e pergunta ela finge que não esta entendendo..Se pergunto o que esta fazendo diz:nada e completa com palavras desordenadas.. Obrigada pela atenção. Daniela.

Daniela, é dificíl dar um diagnóstico baseado em tão poucas informações. O melhor que você pode fazer é levá-la a um psiquiatra e a um psicólogo. No caso de psicólogos, sugiro procurar profissionais de orientação analítico-comportamental, pois eles têm tido bastante sucesso em seu trabalho. Um abraço. Robson.

————-xx————-

Como o cliente pode escolher o psicólogo(a) diante de tantas abordagens? Alice.

É uma excelente questão, Alice. Acredito que a escolha dependa, principalmente, de dois fatores: sua visão de mundo e “personalidade”. Existem abordagens mais científicas, outras mais filosóficas e outras tantas que ficam no meio entre elas. Depois de decidir qual dessas visões prefere, você procurará e conhecerá o terapeuta. Nesse ponto, a qualidade da relação terapêutica não vai depender tanto da abordagem, mas do quanto as características do terapeuta são afins com a sua. De todo modo, encontrei este site que pode lhe ajudar. Um abraço. Robson.

————-xx————-

A leitora Rosimary quer saber como faz para se abrir com o psicólogo.

Rosimary, se você não está conseguindo falar o que sente para seu psicólogo, duas coisas podem estar acontecendo. Primeira, talvez você ainda não confie nele, ou nunca confiou. Segunda, o assunto é difícil demais para você. No caso de o problema estar dentro da primeira alternativa, o melhor a fazer é conversar com o seu terapeuta sobre a falta de confiança que você tem nele; a conversa que virá será um bom indicativo sobre o que você deve fazer: continuar ou procurar outro terapeuta. No caso de o problema ser o assunto difícil, você deve entender o seu “branco” como natural. Pense sempre que é necessário falar de suas dificuldades, mas não cobre de você mesmo tudo de uma vez. Um abraço. Robson.

————-xx————-

Espero ter ajudado.

Posted in Artigos.

One Response

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. karina said

    gostaria de saber se é importante que um casal busque ajuda profissional para reconstruir o casamento será que a ajuda vinda de um profissional vai ser algo a acrescentar em nossa busca ao melhor?

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.