Skip to content


DSM-V

Já está em processo de desenvolvimento o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais). Clique aqui para ver. Não sabe o que é isso? Clique aqui. Atualmente, o manual está em sua quarta edição (publicada em 2000). É com base no DSM que psiquiatras do MUNDO INTEIRO realizam seus diagnósticos. Um manual dessa importância requer um cuidado delicado para ser desenvolvido. O que é doença e o que não é depende do que está escrito em suas páginas. A quinta edição está sendo criada de maneira sigilosa, evitando a pressão da indústria farmacêutica (que pode se beneficiar muito do DSM: quanto mais doenças, mais remédios; quanto mais remédios, mais lucros).

Alguns críticos do manual afirmam que ele descreve uma quantidade exagerada de doenças. Ao invés de facilitar o processo diagnóstico, tantas nomeclaturas e subdivisões podem prejudicar uma avaliação mais precisa do problema do paciente. Desde a primeira edição, de 1957, até agora, o manual já triplicou a quantidade de doenças mentais. Novas categorias de doença já estão sendo cotadas para fazerem parte do DSM-V, como a compulsão por compras ou por comida. É preciso avaliar se tais compulsões realmente constituem doenças psiquiátricas. O problema, alertam alguns profissionais, é que ainda não há verdadeiros processos de validação das doenças mentais: as pesquisas ainda não mostram objetivamente o que deve ser considerado um problema psiquiátrico, e o que não é. Veja aqui sobre isso.

Por exemplo, no passado machista, desobediência ao marido era considerada uma doença. A expansão do feminismo terminou com esse absurdo. O novo manual, esperamos todos, deve corrigir erros semelhantes a esses. Espera-se também que atualize as descrições dos problemas psiquiátricos, tornando sua identificação mais precisa e mais clara. Não há dúvidas sobre a utilidade do DSM. Mas, como tudo na ciência, é sempre possível melhorar.

Robson Faggiani

Posted in Artigos. Tagged with , , , .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.