Por : Marcelo C. Souza
Essa é uma pergunta muito comum dentro da Psicologia, principalmente para recém formados que bombardeados por tantas abordagens e informações contraditórias e desencontradas, acabam ficando frente a frente com um grande dilema: Que orientação teórica eu vou seguir??
É muito complicado se decidir por uma abordagem teórica que não se conhece. Muitos psicólogos defendem que a abordagem teórica é que escolhe o psicólogo e não o contrario. Eu particularmente acho isso absurdo, tendo em vista que a escolha da abordagem teórica deve se basear em dados racionais e reais e não em emoção. O próprio código de defesa do consumidor diz claramente que todos os serviços oferecidos ao consumidor deve se basear em qualidade e evidencias concretas de eficiência.
Muitas abordagens teóricas não possuem um corpo epistemológico coerente ( pra não dizer outra coisa ) e dizem abertamente que não se preocupam com a ciência, e o pior, dizem fazer seu próprio modo de ciência, onde podem “provar†que suas praticas se sustentam. O grande problema é que suas praticas possuem baixÃssimograu de evidencia e quando colocadas em prova pelo método cientifico falham. Isso se aplica perfeitamente as terapias holÃsticas e outros métodos esotéricos. Na verdade a medicina alternativa é um conjunto de praticas que nunca foram testadas cientificamente ou que quando colocados em testes falharam completamente.
Dentro da psicologia também temos muitas abordagens que não podem ser medidas e validadas através do método cientifico tradicional. Pra ser sincero existem pouquÃssimas abordagens teóricas que se preocupam em validar suas praticas em exaustivos testes em laboratório ou em estudos clÃnicos. Dentre as abordagens que escolheram a ciência como base, estão a TCC ( Terapia CognitivoComportamental ) e a AC ( Analise do Comportamento ).
Eu escolhi a Analise do Comportamento como abordagem teórica por possuir um corpo epistemológico coerente e possuir uma base que valida suas praticas com rigor cientifico. A incansável busca por métodos mais eficientes de tratamento, a busca incessantes em desenvolver melhores formas de intervenção e a constante reciclagem e validação dos seus métodos me encantaram.
Acredito que a escolha da abordagem deve ser feita por métodos racionais, oprofissional deve se perguntar que tipo de trabalho ele quer fazer com seu cliente, e com isso podemos formular a pergunta: “Quero dar o melhor para o meu cliente com técnicas e procedimentos validados por inúmeros trabalhos cientÃficos dentro de um rigor grande ou devo dar um tratamento de qualquer coisa, apenas por que eu achei interessante o modo de pensar de um teórico X ou Y ?â€
A resposta pode parecer obvia, mas de fato muitos recém formados e atéprofissionais não conseguem responder a essa pergunta.
A verdade é que a psicologia precisa mudar urgentemente a mentalidade dos seusprofissionais, escolher uma abordagem apenas por se identificar com o pensamento do teórico ou dizer que a abordagem foi escolhida por simples ponto de vista convergente, é muito grave e quem vai sofrer com isso é o futuro cliente.
Para terminar esse breve texto, gostaria de citar uma frase de um colega de profissão que sempre se faz presente nesse tipo de debate no mundo da Psicologia, ele diz :
” A escolha da teoria deveria se dar por critérios racionais. O contrário, muito louvado em alguns nichos da Psicologia, é uma falha da formação, uma herança romântica nem um pouco bem-vinda a não ser que a estética lhe interesse mais que a ética…” ( R, Junio. 2010 )
4 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
Parabéns. Eu estou na formação de Psicólogo, trabalho atualmente como Técnico em Enfermagem. Tenho dúvidas de Psicologia clÃnica ou neuropsicologia ou psicologia educacional, portanto amo administrar aulas, amo meu trabalho no hospital. Portanto minha formação não tem licenciatura, então como faço para administrar aulas para formandos em enfermagem e psicologia e trabalhar no hospital ao mesmo tempo?
Abraços
As abordagem que me atraem são de Beck, Gestalt, TCC mas não posso dizer gostar delas se eu ainda não concluir a formação.
Boa tarde Sr. jeferson Cardoso.
Para poder dar aula na universidade segundo o MEC, é necessário possuir um titulo minimo de MESTRADO. Esse titulo é conseguido em cursos de pós graduações STRICTU SENSU de universidades reconhecidas como a PUC e USP.
Dar aula em 2 cursos de graduação e ainda trabalhar em um hospital pode ser exaustivo já que estará sempre fazendo mil coisas ao mesmo tempo.
Alem de tudo, um professor tem que estar sempre estudando, se atualizando, publicando e pesquisando. Isso tambem consome muito tempo.
Não é que seja impossivel, Mas sem duvida seria bem cansativo.
Mas é como dizem : Com força de vontade e garra a gente faz qualquer coisa.
Um grande abraço
Marcelo C. Souza
Equipe Psicologia e Ciência
Olá Marcelo,
Estou no último ano de psicologia e me deparo com esse dilema. Me identifico muito com a Análise do Comportamento, realizei os atendimentos clÃnicos da faculdade com um professor de AC e depois com um professor de psicanálise, mas dessa vez tenho que escolher meu professor e o tema do TCC. Na minha faculdade são poucos os professores dessa abordagem e os psicanalistas predominam, dessa forma não temos muitas opções. Tenho interesse em pesquisar o tema Obesidade, Anorexia e Bulimia, conversei com alguns professores mas preciso saber, como é o trabalho de um psicólogo nessa abordagem teórica? Não imagino como trabalhar imagem corporal em análise do comportamento ou como ocorre a intervenção com um paciente pós operatório da cirugia bariátrica…
Obrigada pelo artigo.
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.