Estudantes em ano de vestibular geralmente apresentam elevado grau de ansiedade e dedicam muitas horas do dia à leitura. Ou, pelo contrário, não se dedicam ao aprendizado porque não possuem o hábito e não conhecem técnicas adequadas de estudo.
O ponto de partida do analista do comportamento é a certeza de que qualquer coisa pode ser aprendida. Essa certeza deve ser também do estudante. O comprometimento do profissional é, portanto, mostrar que um bom planejamento somado ao esforço do aluno podem levá-lo à faculdade e à profissão desejadas. O trabalho do psicólogo com vestibulandos têm duas vias. A primeira delas diz respeito ao alÃvio da ansiedade. Ela pode ser causa da dúvida com relação à qual carreira seguir, ou medo da prova e insegurança em relação à s próprias habilidades.
Um acompanhamento de orientação profissional pode ajudar o estudante a decidir por uma profissão e, assim, estabelecer um objetivo mais paupável para o estudo. Por sua vez, a criação de metas que evoluem das simples para as complexas permitem ao estudante perceber que está evoluindo em seu conhecimento, o que reduz a ansiedade com relação à s próprias habilidades e o medo da prova e insegurança. A segunda via diz respeito ao estudo em si. Psicólogo e estudante, juntos, avaliam o ambiente de estudo, os horários de estudo e as estratégias de aprendizagem que o estudante vem utilizando. A partir da avaliação passam a desenvolver planos de estudos e metas os mais eficientes possÃvel. Esses planos são posteriormente avaliados e revistos, em um processo contÃnuo em busca do método de aprendizagem mais adequado para o estudante.
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