Hoje o “notÃcias do dia” vai ser diferente. Fiquem com dez atividades que podem ajudar a diminuir o estresse (aqui, em inglês, o original):
- Simplifique. Corte atividades que não são urgentes. Vá devagar. Um dos motivos do estresse é querer resolver tudo ao mesmo tempo.
- Priorize. Analise as atividades que precisam ser feitas e as organize em uma hierarquia de prioridades. Faça as mais importantes primeiro, e deixe a menos importante para o final.
- Use lápis e não caneta. Essa é uma metáfora, e uma forma por si só, de ser flexÃvel. Podem surgir novas tarefas, ou elas podem ter sua importância diminuida ou aumentada. É fundamental, para o estressado, aprender a ser maleável.
- Entregue sua capa. Você não é um super-herói. Respeite seus limites. Descanse quando estiver esgotado e não se decepcione por não conseguir fazer mais do que é possÃvel fazer.
- Colabore e coopere. Uma boa forma de aliviar o estresse é pedir por colaboração e colaborar nos trabalhos de outras pessoas. Dividir a carga de um trabalho difÃcil tem tanto vantagens na execução da tarefa quanto no nÃvel do estresse.
- Ria. Sorria, você está estressado. É sabido que rir, mesmo quando iniciado de forma falsa, ajuda a aliviar o estresse. Gargalhe sozinho em casa e esteja aberto a piadas e aos fatos cômicos do cotidiano.
- Exercite-se. Movimentar-se também diminui o estresse. A atividade fÃsica libera substâncias agradáveis. Além de diminuir o estresse, exercitar-se traz outros benefÃcios à saúde. Corra!
- Faça uma atividade por vez. Dizem os orientais que um trabalho só é bem feito se toda nossa atenção estiver nele. Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Concentre-se na tarefa da vez, e apenas nela. Além de um melhor desempenho, trabalhar assim dá mais prazer.
- Construa laços. Tente não ligar o computador fora do local de trabalho. Procure fazer atividades com pessoas de quem gosta. Jogue baralho, que seja. O importante é se comunicar.
- Pense globalmente. Seus problemas são importantes, não há dúvida. Mas pensando no quadro maior, nos problemas que outras pessoas, e até outras nações, têm, com certeza seu problema vai ganhar uma nova perspectiva.
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.