Skip to content


Os Desafios da Terapia e FAP

Neste início de semestre estou lendo um livro bastante útil sobre a prática clínica. Trata-se de “Os Desafios da Terapia” de Irvin Yalom. É um livro recheado de dicas sobre como lidar com o cliente no processo terapêutico.

A linha do autor é a Psicanálise. No entanto, o livro deve agradar a gregos e troianos. O autor sabiamente optou por não focar em teoria, e sim no relacionamento humano que ocorre nas sessões. Muitas dicas me lembraram o livro Psicoterapia analítica-funcional (de abordagem comportamental), de Kohlenberg e Tsai.

Em comum, os autores dos volumes defendem uma relação terapêutica profunda e verdadeira. Sugerem que os psicólogos revelem para os clientes o que pensam e sentem sobre eles (quando couber e for terapêutico). A abordagem humana de Yalom e Kohlenberg e Tsai vem ao encontro do que os clientes necessitam: alguém que os ouça e os aceite como são.

O livro da FAP tem a vantagem de apresentar as razões científicas de uma relação mais humana em terapia. A linha básica de argumentação dos autores é que os clientes se beneficiam quando encontram na sessão terapêutica um ambiente semelhante ao que lhe causa as dificuldades relatadas. Ou seja, é necessário fazer terapia ‘onde’ os problemas acontecem. A sugestão de que a relação terapêutica seja mais humana tem origem na constatação da necessidade (e dificuldade) que os clientes têm em desenvolver relações verdadeiras.

Os dois livros valem a leitura, e com certeza ajudarão psicólogos e futuros psicólogos a moldarem sua prática clínica.

Robson Faggiani

Posted in Artigos. Tagged with , , , , .

0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

Some HTML is OK

(required)

(required, but never shared)

or, reply to this post via trackback.