É comum que pais e filhos apresentem conflitos: possuem expectativas e desejos diferentes com relação uns aos outros. Os pais à s vezes não sabem como lidar com esses conflitos de expectativas e, em sua tentativa de executar soluções lógicas, podem produzir mais problemas do que benefÃcios. Uma das causas disso é porque o comportamento não é tão lógico quanto gostarÃamos.
O trabalho do psicólogo com pais e filhos em dificuldades de relacionamentos não é apenas resolução de conflitos. Grande parte do trabalho é ensinar aos pais sobre análise do comportamento, uma estratégia mais produtiva do que simplesmente apontar soluções. Em certa medida, as estratégias adotadas pelos analistas do comportamento podem ser comparadas às vistas no programa SuperNanny.
No entanto, o trabalho vai mais longe. O treino de pais envolve um ensino detalhado de como resolver problemas que podem a acontecer e a prevenir seu acontecimento. Para tanto, é necessária uma observação de como os pais se relacionam com a criança e, a partir daÃ, é feito um planejamento de ensino e intervenção. Os resultados podem ser muito rápidos e duradouros.
Uma boa relação familiar traz benefÃcios não só para as crianças, mas também para os pais. Em uma famÃlia harmônica, o tempo de convÃvio traz prazer e alÃvio da pressão do trabalho. As crianças, por sua vez, são beneficiadas a curto e a longo prazo. Uma infância saudável é traduzida em um adulto Ãntegro e auto-confiante.
Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com a Equipe Psicologia e Ciência.
Leia o texto Como Lidar com os Filhos.