Relatos assim não são incomuns para os psicólogos e psiquiatras. Definida como , Sindrome do Panico, teve uma maior divulgação na decada de 90. Por ter sido mais estudada em todos os seus aspectos, entendemos muito mais suas formas de manifestação alem de uma maior pesquisa na efetividade de tratamentos, seja medicamentoso ou Psicoterapico.
 O transtorno do Panico é diferente de outras formas de transtornos de Ansiedade existentes. Os sintomas são como uma preparação Biológica para fugir de uma ameaça inimente de perigo. Se sabe que a Sindrome do Panico é uma ativação dos sistemas de defesa do organismo aparentemente sem nenhuma causa ( embora tenha, mas muitas vezes a pessoa não consegue entende-la ). Essas causas são Bio-psiquicas, ou seja, possuem fundo psicológico e de problemas relacionados a sinapses dos neuro-transmissores.
Se caracteriza por :
-
Contração / tensão muscular, rijeza
-
Palpitações / taquicardia (o coração dispara)
-
Tontura, atordoamento, náusea
-
Dificuldade de respirar ou respiração muito rapida ( Hiperventilação )
-
Calafrios ou ondas de calor, sudorese
-
Confusão, pensamento rápido
-
Medo de perder o controle, fazer algo embaraçoso
-
Medo de morrer
-
Vertigens ou sensação de debilidade
-
Terror – sensação de que algo inimaginavelmente horrÃvel está prestes aacontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
-
Sensação de “estar sonhando” ou distorções de percepção da realidade
Existem diversos subtipos de Sindrome do Panico, em algumas pessoas aparece a forma “pura†sem outros sintomas, mas existem pessoas que apresentam Sindrome do Panico com Agorafobia ( Fobia de Lugares Publicos ou situações onde ficaria muito dificil de fugir caso aconteça um ataque de panico ). Pessoas com Sindrome do Panico com Agorafobia são aquelas que se trancam em casa. Esse subtipo é o mais comum.
O tratamento da Sindrome do Panico sempre é realizado pelo Psicologo e pelo psiquiatra, pois o tratamento envolve medicação. Isso é, medicação que atua diretamente nos processos de ansiedade. Porem a medicação por sà só não é eficiente, sendo necessária a atuação psicoterápica para procedimentos de enfrentamento e controle das crises.
Existem diversos estudos que mostram que a junção do tratamento Psicologico e Psiquiatrico é muito mais eficiente do que tratamentos ou só psicologicos ou só psiquiatricos. Por isso é necessaria a integração dos profissionais da Saude, sempre visando o melhor para o seu cliente.
Atenção :
Se conhecerem alguem que possua comportamentos condizentes com a Sindrome do Panico é sempre muito importante procurar um psicologo qualificado ou um medico para averiguar a possibilidade de Panico e começar o tratamento mais efetivo para aquela pessoa.
 Sindrome do Panico é uma doença, não é loucura e não é falta de vergonha como muito se pregou no passado. Hoje sabemos que é uma doença que causa intenso sofrimento e deve ser tratada o mais rapido possivel para que a pessoa recupere sua alegria de viver sem estar sempre ansiosa e com medo de ter outro ataque.
Por : Marcelo C. Souza
15 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
Ola! Sei que parecer um pouco egoista da minha parte, mas senti um certo alivio ao descobrir que muitas pessoas sofrem deste mesmi mal. Tenho convivido com isso ha dolorosos 12 anos, desde que perdi munha mae em um acidente, dai pra ca minha vida virou um inferno. Perdi as contas de quantas vezes fui parar nas emergencias dis hospitais, sempre com a mesma sensacao de morte. Procurei ajuda psicologica no inicio, mas infelizmente dei o azar de encontrar um profissional nao muito etico, dai desisti e ate hoje vivo nessa angustia( na verdade subvivo). Amanha vou procurar outro psicolo e espero obter melhoras.. Boa sorte a todos e nunca desanimem..
adorei esse site fala sobre uma doença muito seria eu sofro desse mal ja tem dois anos sei que nao e facil nenhum pouco ,meu marido acha que e frescura nao leva a serio nada meu problema. quem quizer me add no msn pra conversar mais sobre esse problema compartilhar meu msn e juliana1985k@hotmail.com abraço obrigado pelo site
dr marcelo me tira uma duvida ai quem tem sindrome do panico pode ter tonturas muito fortes sensacoes de que vai desmaiar tropeça nas palavras parece que a lingua vai enrrolar por favor me tira essa duvida passar nervoso ficar muito estressada ficar muito triste pode pode ocasionar crise de labinrintite isso tem alguma coisa relacionada com panico ou nao.vc esta de parabems pelo site e muito espetacular isso eu amei
estou passando por uma crise se ansiedade
as vezes tento controlar mas ja parei no hospital
nao tomo remedio controlado e nenhum calmante
so tento pensar em coisas positivas ou oculpar a
cabeça pra nao pensar
Ola Juliana
Sim, com o acompanhamento de um profissional qualificado existe um controle dos ataques.
Terapia Comportamental + Medicação geralmente tem um alto indice de sucesso no controle das crises.
Um grande abraço.
Marcelo Souza
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Bom dia Juliana
Algumas crises de ansiedade podem de fato ter sintomas como os descritos. Porém, existem varias outras patologias que também podem causar os mesmos sintomas.
O mais importante no caso é procurar um psicólogo especialista ou um médico e os dois podem conversar e trocar ideias para poder fazer um diagnóstico diferencial e confirmar uma Sindrome do Panico ou mesmo se existe algum outro problema.
É importante cuidar da saude ok ?
Um grande abraço
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Ola Brunely
Primeiramente, obrigado por ler nossos textos.
Sobre o seu relato, eu acredito que seja importante se consultar com um médico ou um psicólogo especialista e descrever os sintomas que sente.
Pode ser um ataque de ansiedade, mas é importante descartar outras causas.
Não desanime
um grande abraço
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Ola Carolina.
É dificil falar em normalidade. Acredito que o principal parametro é se você está sofrendo ou não.
Se estiver é por que algo não está bem.
Não tenho como dizer se é o inicio de alguma sÃndrome, seria até muito irresponsável da minha parte afirmar algo do tipo, já que não possuo informações suficientes para tecer maiores comentários individuais. O importante é que se existe sofrimento, então algo não vai bem. Nesse caso, creio ser importante e necessário uma consulta com um psicólogo especialista ou médico para poder tirar todas as duvidas e se for o caso já iniciar um tratamento para que os sintomas sejam eliminados.
Se estiver em SP e tiver disponibilidade, meu consultório está de portas abertas a todos.
Um grande abraço e não desanime
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Bom dia Alexandre.
Creio que se existe sofrimento é por que algo não vai bem.
Fica muito dificil tentar tecer maiores comentários individualmente pela internet, eu não tenho informações suficientes. Informações essas que só teria acesso em um processo de terapia.
Pelo seu relato, da para perceber claramente que você está super sensivel.
Entendo que seja necessário uma consulta com um psicólogo especialista ou um médico para averiguar esses sintomas e se for o caso já iniciar um tratamento adequado.
Não sofra mais. Se estiver em SP e tiver disponibilidade, pode vir ao meu consultório. Basta me ligar e marcamos uma hora ok ?
Um grande abraço e não desanima
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Ola Betania.
Entendo que só a medicação não é recomendável para a Sindrome do Pânico. Estudos sérios já provaram que a associação entre a medicação e a terapia comportamental produzem resultados muito melhores. O medicamento controla a parte bioquÃmica da Sindrome do Pânico, mas não atua nos fatores comportamentais e ambientais que precipitam as crises. Essa parte quem atua é o psicólogo.
Creio que seja necessário a união da psicoterapia comportamental e a medicação para que o seu psiquiatra e o psicólogo trabalhem juntos produzindo um grau de melhora dos sintomas muito maior com mudanças profundas e duradouras das crises de ansiedade.
Qualquer duvida, estou em SP e pode me ligar para marcar uma hora ok ?
Meu endereço e fone estão na sessão de EQUIPE aqui mesmo no site.
Um grande abraço
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
Sofro de sÃdrome do pânico a cerca de 3 anos e ainda não consigo lida bem com os ataques q geralmente de moram a ocorrer, mas qd acontecem ainda me apavoram, tenho medo de dá um derrame, infarto, desmair e morrer literalmente…é um verdadeiro sofrimento, nesse momento me encontro chorando pq dps de vários meses tive uma crise, tomo antidepressivo toda manhã e penso q naum vai mais acontecer, e…derepente, do nada desencandeia, e aà corro para o socorro RIVOTRIL, de 0,25 e q hj naum adiantou e tomei o de 0,5…sofrooooo, naum desejo para ninguém.
olá, tive uma crise á uns 3 anos…e pensei que era por causa do momento que estava passando (minha mãe doente…e eu saindo emprego) e não dei importância pela crise…”melhorei” mas …no ano passado tive outras crise fortes…procurei um médio logo…como não entendia do assunto procurei um neurologista…ela me disse q não era área dela…mas que ela tinha experiencia no assunto e me medicou com sertralina e me mandou procurar um psicologo. continuei tomando os remédios e por estar fazendo outros tratamento…não fui ao psicologo….fiquei uns 6 meses boa…dei outra crise…voltei a outro médico(neuro) e ele me mandou procurar um psiquiatra pois eu já tomo remédios.
Dúvida,…. eu tenho que ir no psiquiatra ou psicólogo na minha situação?
grata,
moro em Belo Horizonte…conhece algum médico para me indicar?
Ana
Ola doutor MARCELO!
Parabéns pelos esclarecimentos, pois só quem passa pela SP sabe o quanto é ruim, descobri que eu tinha a sindróme do pânico a 1 ano, me tratei mais as vezes sinto sensações de desmaio e medo de morrer com isso vou e tomo uma gota de Rivotrio e melhora, mais sempre sinto sensação de tontura e desmaio. Tenho muito medo de desmaia ou sentir tontura so em pensar em tontura ja fico imagino que estou com alguma doenças mais grave, de todos os sintomas da SP o único que sinto são essas sensações de tontura e desmaio, não sinto a vertigem, o que será isso, sera consequências da SP? tontura são sintomas de doenças grave? me esclareça essas minha duvidas doutor tenho muito medo de tontura e desmaio.
Obrigado
boa tarde !!! sinto isso a uns 5 anos fico muito mal tenho medo de tomar remedio e morre acabei de vim de uma consulta com cardiologista ja passei por uns 6 cardiologistas varios exames de ecocardiograma os cardiologistas dizen que nao tenho nada que é tudo da minha cabeça mais sinto muito mal qualquer esforço que faço passo mal evito correr caminhar rapido no sol pq vem a crise sempre pratiquei esportes nais parei com tudo com medo de dar um treco sou casado e isso tem afetado até minha vida sexual qualquer esforço que meu coraçao acelera pronto ja vem o medo de morrer vou deixar meu msn para quem quiser trocar uma ideia. ps2-pr@hotmail.com