Terapia Comportamental (TCC) ou Terapia Cognitivo-Comportamental (TC)?
Qual utilizar? Muitos alunos me perguntam sobre isso.
Essa pergunta pode ter muitas respostas. Não quero fornecer uma. Opinem vocês. Vamos a alguns fatos que eu considero importantes e ajudam a diferenciar as duas formas de terapia:
- Em minha opinião, a principal (e talvez única) diferença entre as duas formas de terapia é que a TCC enfatiza mais o papel do pensamento no controle do comportamento e lhe confere status diferente de comportamento.
- Dada a possibilidade de explicar todo o comportamento humano sem dividir o homem em comportamento, pensamento e sentimento, considero o modelo de explicação da TCC não econômico. Se podemos compreender tudo como comportamento, por que falar sobre pensamentos como algo diverso?
- Apesar de não econômico, o modelo de explicação da TCC é mais compreensÃvel para os leigos e esteticamente mais interessante do que o modelo da TC.
- O sistema de explicação da TCC pode resultar em uma atenção por demais intensa e inadequada ao pensamento, conduzindo à ignorância ao fundamental papel do ambiente no comportamento.
- Caso o terapeuta utilize a linguagem da TCC e enfatize o ambiente e os conceitos comportamentais na medida que lhes é devida, penso que os clientes serão beneficiados.
- A TC está passando por uma reformulação, que começou a cerca de uma década. Está valorizando o relacionamento humano em terapia, baseado em uma teoria da efetividade do vÃnculo verdadeiro. Como conseqüência, preocupa-se com o comportamento do terapeuta na sessão: com a importância de suas ações e dos seus sentimentos.
Estão aà algumas reflexões. Espero que ajudem.
Robson Faggiani
One Response
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
Olá professor, acho que um desses alunos pode ter sido eu. Mas, agora não tenho dúvidas de que TC é a melhor, na minha opnião, e nem fui induzida a isso, rsrs. E volta a reforçar o estÃmulo de que: Como que o senhor consegue tanta inspiração para escrever sobre tudo, rsrs.