Â
Um dos grandes problemas que assolam o mundo é sem duvida a desnutrição. Estamos sempre vendo em programas de TV e campanhas de ONGS os povos de paÃses muito pobres, principalmente os Africanos, que em muitos lugares acabam até morrendo de fome.
Porem outro problema tão grave quanto a desnutrição é a obesidade. Muitas pessoas tendem a estigmatizar o obeso como uma pessoa que passa o dia todo comendo e que portanto, a única causa de seu problema ( Muitas vezes chegando a ser fatal ) é sua preguiça de fazer exercÃcios ou mesmo não ter força de vontade para diminuir os alimentos ingeridos.
Enquanto psicólogo e cientista devo dizer que dados mostram que não é tão simples assim. Temos inúmeros problemas que podem contribuir desde transtornos psicológicos sérios a distúrbios hormonais e neurológicos.
Os transtornos alimentares estão categorizados na Classificação Internacional de doenças e é considerado um transtorno que causa sofrimento intenso e pode levar a morte. Mas antes vamos falar um pouco do ambiente que pode induzir esse tipo de problemática ?
Pois bem, quando falamos em uma sociedade ocidental, estamos falando basicamente em capitalismo, indústrias e uma rede inteira de consumidoras ávidas por produtos que vão as deixar mais bonitas e com maiores probabilidades de serem aceitas em um circulo especifico de amizades.
A indústria, principalmente a da moda tende a manter um padrão estético que é especialmente difÃcil e punitivo para que mulheres e homens que não são modelos possam seguir. Junte o padrão estético das modelos internacionais que são magérrimas com uma cultura coercitiva onde o status e o visual são muito mais importantes que a saúde…
Já temos ai um ambiente propicio para que a Ansiedade, depressão e os transtornos alimentares apareçam.
O transtorno alimentar pode ser definido como severas alterações no comportamento de se alimentar. Os tipos mais comuns do problema são a Anorexia e Bulimia nas mulheres e atualmente tem se dado muita importância a Vigorexia nos homens.EstatÃsticas mostram que quase 90% dos casos de anorexia e Bulimia são de indivÃduos do sexo feminino.
 A Anorexia Nervosa é definida como a negação de se alimentar causando Caquexia ( emagrecimento intenso ) por uma auto-imagem distorcida. Geralmente nas Anorexias o transtorno dismórfico Corporal também esta envolvido, pois a pessoa se recusa a se alimentar justamente pelo fato de se ver como obesa, sendo que esta abaixo dos limites mÃnimos de IMC para sua idade / altura.
Os sintomas mais comuns nos anoréxicos são: medo intenso de ganhar peso e, portanto faz dietas severas, geralmente são muito ansiosas e depressivas e são extremamente preocupadas com sua imagem. Possuem uma sensibilidade muito grande ao frio já que a gordura também serve como isolante térmico e são amenorreicas, ou seja, tem a menstruação interrompida.
Os anoréxicos por realmente acharem que estão muito acima do peso (mesmo estando muito abaixo do seu IMC mÃnimo) desenvolvem diversas técnicas para não ganhar peso ou para perdê-lo. Podem também induzir vômitos quando comem pequenas porções de comida ou usar laxativos.
A grande diferença entre o Anoréxico e o Bulimico é que o anoréxico não come por se achar gordo e, portanto precisa perder peso e o Bulimico tem ataques de compulsão alimentar, ou seja, comem tudo o que podem em um breve perÃodo de tempo e logo após costumam induzir o vomito ou então se utilizar de laxativos potentes para que a comida não possa ser absorvida pelo organismo e, portanto o peso estaria sendo controlado.
O tratamento deve ser feito o mais rápido possÃvel, pois não é raro que anoréxicos percam tanto peso e continuem se achando obesos que podem chegar ao quadro de inanição. O corpo não consegue mais funcionar por falta de nutrientes e quando se chega a Inanição o Ãndice de mortalidade é alto.
Se não for tratada a tempo, pode trazer prejuÃzos permanentes ao corpo como problemas Renais e cardÃacos que podem levar a morte. O tratamento é multidisciplinar geralmente feito com Médicos, Psicólogos e Nutricionistas.
A Anorexia é um problema serio que leva a morte e justamente por isso que pais, amigos e responsáveis devem estar sempre atentos, pois a diferença entre uma preocupação saudável com saúde e peso corporal não pode ser confundida com uma redução drástica e rápida de peso quando não se existe nenhum problema com o IMC.
É sempre importante estar atento. Se alguem amigo, filhos ou parentes apresentarem sintomas de Anorexia como distorção de imagem corporal, dietas severas por longos periodos, perda de peso muito acentuada em curto periodo de tempo entre outros é conveniente observar e se for possivel encaminhar a um médico ou psicólogo para que seja feita uma orientação e se for o caso iniciar o tratamento.
Por : Marcelo C. Souza
6 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.
Isso é muito triste, como pode uma pessoa ser ver e achar que ta gorda sendo que ta muito nagra!
emuitotriste a pessoa tem que gostar do jeito que ela e ñ dojeitoq ue ela ñ que
nessa imagem e chocante como ela ñ persebe que esta muito magra???
fiquei chocada
essa ea minha resposta *-*
eu me acho num peso bom pra mim tá ótimo..
nessa foto a imagem não mostra que ele tá gorda e sim com um corpo com tecido adiposo e músculo. Parece que enxerga além do que se encontra, só isso?
Ola
Perceba que a foto indica que existe uma distorção da realidade.
Enquanto a garota está muito magra com os ossos aparecendo e com o Ãndice IMC muito abaixo do normal, o espelho reflete nos olhos dela uma garota gordinha. E por isso mesmo que a garota esteja próxima a morte por estar tão magra, continuara se vendo gordinha e por isso vai tentar perder mais peso.
É assim que os anorexicos se enxergam.
abs
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
triste vc nao imaginam o quanto
ha dias que eu nao consigo me ohar no espelho a pior de da fome é a dor provocada………..
tem dias que eu acho que naum vou suportar mais……….